Ortopedia e Traumatologia

Cuidados das doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor.

Ortopedia é a especialidade médica responsável pelos cuidados das doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. Já a traumatologia lida com traumas do aparelho músculo-esquelético.

Importante campo de atuação relacionado às especialidades é o esporte, em que lesões tem características próprias de cada atividade. Outra importante área de atuação do ortopedista é a saúde dos idosos, em que 70% dos atendimentos desta faixa etária envolvem quedas, sendo que o melhor tratamento é a prevenção.

O papel dos especialistas tem como finalidade promover o equilíbrio corporal, evitando e/ou minimizando as diferentes lesões.

  • Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)

    A lesão do ligamento cruzado anterior do joelho é um dos danos mais comuns relacionados a tal articulação. Indivíduos que praticam atividade física de alta demanda tem maior probabilidade de sofrer esse tipo de problema. A lesão, que também ocorre durante a realização de atividades relacionadas à vida diária, pode ser estiramento até a completa ruptura da estrutura.

    O tratamento direcionado para o LCA, assim como lesão de outros ligamentos, deverá ser avaliado por um médico ortopedista. Quando não realizado, outros prejuízos à articulação podem ocorrer, como lesão da cartilagem e dos meniscos.

    Dentre os tratamentos disponíveis, há a abordagem cirúrgica. O objetivo do cirurgia, benefícios e riscos devem ser discutidos entre o profissional e o paciente. Além disso, a necessidade de outras modalidades de tratamento, quer seja como terapia principal ou adjuvante, é de extrema importância para o sucesso do tratamento e satisfação do paciente.

  • Lesão meniscal

    O menisco é uma estrutura presente nos joelhos cuja função é proteger a articulação de impactos potencialmente prejudiciais. Prática de atividades esportivas, sobrepeso e doenças inflamatórias do joelho podem provocar outra tipo de lesão por acometimento de tal estrutura. O quadro clínico deve ser avaliado e a escolha da melhor forma de tratamento faz parte da consulta ortopédica.

  • Artrose no joelho e quadril

    A artrose é a degeneração das articulações. O joelho e o quadril, por estarem expostos a maior suporte de peso e intensos movimentos, são propensos a este tipo de desgaste. A doença, muitas vezes relacionada ao avançar da idade, também pode ocorrer em pessoas jovens, por traumatismos ou doenças congênitas de tais articulações.

    O quadro clínico é dor e limitação dos movimentos articulares.

    Controle de peso, dieta adequada e exercícios físicos direcionados podem prevenir a evolução da doença. O tratamento conservador, através de fisioterapia, é fundamental na boa condução da patologia.

    Em alguns casos, o tratamento cirúrgico pode ser necessário.